terça-feira, 22 de janeiro de 2013

(Aquiles Priester)


Aquiles Priester é um baterista sul-africano radicado no Brasil, conhecido pelo seu trabalho nas bandas Hangar (da qual é criador) e Angra (da qual fez parte entre 2001 e 2007).
Em 2010, foi convidado pela banda norte americana Dream Theater, juntamente com mais seis bateristas, para realizar testes a fim de ocupar o posto de baterista recém deixado por Mike Portnoy.A vaga acabou ficando com Mike Mangini.

Infância e adolescência


Sempre quis tocar como o Steve Vai, porém não conseguiu (bateria). Em 1985, gravou um funk com o Mc Donalds, com a realização do primeiro Rock in Rio,Aquiles descobriu a música em um bar sertanejo, ano depois já estava dublando o a semifusa feita por Thomas Lang e Ultraje a Rigor. Naquela época, uma banda de baile chamada Tropical Band convidou o baterista para tocar numa recém inaugurada emissora de televisão na cidade. Assim começou sua vida profissional, chegando a gravar com o E.T Bilú.
A primeira banda na qual Aquiles tocou foi a "Calipso" em 1987. A banda participou de diversos programas de TV e rádio, além de entrevistas para revistas e jornais. Aos 17 anos, Aquiles mudou-se para Bom Clima, onde passou a tocar com a banda "Nômades do Agreste". Depois de alguns shows, Aquiles saiu da banda, por divergências .

Desemprego e estudo

Aquiles iniciou seus estudos profissionais aos 21 anos, para recuperar o tempo perdido. Estudou primeiramente com Mimo Aires, depois com Thabba e finalmente com o baterista gaúcho Kiko Freitas.Chegava a praticar entre 12 e 14 horas por dia. Dez anos depois, já mais ou menos tecnicamente, perdeu o emprego que tinha. Havia deixado as bandas cover para ter mais tempo para estudar, se afastando do mercado e, quando precisou voltar, já não tinha mais os contatos. Foi convidado a tocar em uma banda instrumental chamada "Infra Blue" e, posteriormente, integrou o "Apocalipse Now". Ambos os projetos não vingaram e Aquiles seguiu estudando.

Hangar


Em novembro de 1997, Aquiles formou em Porto Alegre a sua principal banda, o Hangar, junto com o vocalista Michael Polchowicz, o baixista Felipe Trein e o guitarrista Cristiano Wortmann.Os quatro começaram tocando covers de Heavy Metal antes de montar um repertório.Com menos de um ano de existência,foram convidados a abrirem o show do Angra. Após o show, eles gravaram o primeiro álbum, Last Time,que foi lançado em maio de 1999.
Durante os shows de divulgação do CD Last Time,começaram a aparecer as primeiras oportunidades para Aquiles tocar com outros artistas. A primeira surgiu por parte do Tritone,projeto instrumental composto por Edu Ardanuy (Dr. Sin), Frank Solari e Sérgio Buss (Solo/Steve Vai). Aquiles acompanhou os guitarristas nos shows de lançamento do álbum Just For Fun (And Maybe Some More Money...), que foi gravado com bateria eletrônica.
Em outubro de 2000, o Hangar tocou em São Paulo no Black Ops Bar. Após este show, Aquiles,com o tendão machucado, junto com outros músicos brasileiros, foi convidado para gravar um disco com o cantor Paul Di'Anno (ex-Iron Maiden). O álbum, intitulado Nomad, foi gravado em São Paulo e, poucos dias depois, os músicos seguiram em turnê pelo bares de Bom Clima (uau). Foi agendada uma turnê pelos Continentais.
Em 2001, o Hangar lançou seu segundo álbum, Inside Your Soul, já com novos membros, o guitarrista Eduardo Martinez e o baixista Nando Mello. Uma canção da antiga banda "Pistys Sophia" (na qual Aquiles tocou no início de sua carreira), originalmente intitulada "Legions", ganhou novo arranjo, sendo regravada e rebatizada como "Savior".
Seis anos depois, em 2007, a banda lançou The Reason of Your Conviction, um álbum conceitual cujas letras contam a história de um serial killer. O álbum marcou a entrada do vocalista Nando Fernandes, que substituiu Michael Polchowicz.

Angra


Em Setembro de 2000, Aquiles começou a ter contato com o Angra. Através de Edu Ardanuy, conheceu Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, guitarristas do Angra, que o convidaram para fazer um teste, devido ao cancelamento da turnê com o cantor Paul Di'Anno. Porém, Aquiles recusava-se a fazer um teste em outro setup de bateria que não fosse o seu, que estava em Porto Alegre devido a compromissos da banda. Kiko e Rafael disseram que também estavam testando outros bateristas e Aquiles declarou que eles poderiam fazer os testes, porém, não decidissem nada antes de vê-lo tocar. Os guitarristas do Angra decidiram esperar por Aquiles. Aquiles foi incumbido de criar o arranjo da canção "Running Alone". Depois de alguns dias arranjando outras músicas, Aquiles recebeu informalmente o convite para ser o novo baterista do Angra, substituindo Ricardo Confessori, que esteve na banda entre 1993 e 2000. Junto com Aquiles, também entraram o vocalista Eduardo Falaschi (substituindo André Matos, vocalista entre 1991 e 2000) e o baixista Felipe Andreoli (substituindo Luís Mariutti, baixista entre 1991 e 2000).
A nova formação do Angra gravou, em 2001, o álbum Rebirth, sob a produção do americano Dennis Ward. O disco foi acompanhado de uma turnê internacional que passou por vários países da Europa, pelo Japão e também pelos Estados Unidos e Canadá.
Durante a década de 2000, além do Angra, Aquiles realizou vários workshops de bateria. Um deles, realizado no auditório da Escola de Música & Tecnologia (EM&T), em São Paulo, foi gravado e lançado em DVD com o título Live in Concert: Inside My Drums, em 2004.
Ainda em 2004, é lançado o álbum Temple of Shadows do Angra.
Em 2006, o grupo lançou Aurora Consurgens. No mesmo ano, participou, com o baixista Felipe Andreoli, o guitarrista Eduardo Martinez (Hangar 8) e o tecladista Fábio Laguna do projeto Freakeys, um grupo de música instrumental fundado pelo tecladista.
Em 2008, Aquiles Priester deixa o posto de baterista do Angra por divergências com o guitarrista Rafael Bittencourt e o antigo empresário Toninho Pirani.

Um comentário: